Muito se fala da alta demanda de vagas para profissionais de tecnologia. O mercado de trabalho anda aquecido e as empresas de todos os segmentos procuram profissionais capacitados. Porém, não é apenas de emprego formal que a área de TI sobrevive. O empreendedorismo também é uma realidade e dá oportunidade para quem quer oferecer produtos e serviços.
Se você quer trabalhar de maneira autônoma ou ter seu próprio negócio, o portal Cate dá algumas dicas de como empreender na área de TI. Confira:
Desenvolvimento de sites, aplicativos e lojas virtuais
Já falamos por aqui da importância de construir um portfólio com projetos de desenvolvimento, ou seja, propondo soluções para negócios de pequenos empreendedores. Além de ser o pontapé inicial de um desenvolvedor em começo de carreira, essa pode ser a maneira de criar uma carteira de clientes com o mesmo perfil de tamanho ou nicho de atuação.
Com as vendas acontecendo cada vez mais on-line, sites, aplicativos e lojas virtuais se tornaram imprescindíveis e profissionais capacitados para oferecer esses serviços, com preços condizentes ao tamanho dos clientes, encontram oportunidades de trabalho.
Veja como montar uma loja virtual.
Manutenção de equipamentos
No Brasil, o conserto e a manutenção de equipamentos tecnológicos ainda é uma realidade. Diferentemente de outros lugares, onde se descarta celulares e computadores no primeiro problema, por aqui ainda é preciso contar com especialistas que saibam trocar baterias, placa de vídeo, aumentar memória, montar equipamentos customizados e muito mais.
Para esse profissional ser ainda mais completo, é interessante saber instalar e atualizar sistemas operacionais, dando suporte para quem não sabe fazer isso sozinho.
Aulas
A busca por formação na área de tecnologia só cresce. Desde pessoas que precisam começar no letramento digital, aprendendo coisas básicas, como utilizar o e-mail e o pacote Office, até quem quer se profissionalizar para trabalhar com software, hardware ou redes.
Os profissionais com conhecimento técnico e que ainda gostem de ensinar podem oferecer aulas particulares, formar pequenos grupos de alunos ou mesmo disponibilizar cursos on-line de temas específicos em plataformas de ensino.
Se essas ideias o incentivaram, não deixe de fazer o curso on-line e gratuito: “Empreendedorismo 2: como planejar o seu negócio” . E para saber mais sobre tecnologia, confira a matéria “5 curiosidades sobre a área de tecnologia da informação”.
Gostaria de fazer curso
Olá, Alison. No portal Cate você encontra o curso “Empreendedorismo 2: como planejar o seu negócio”, que é oferecido pela instituição TimTec. Vá para a página do curso acessando o link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/empreendedorismo-2-como-planejar-seu-negocio/. Quando carregar, clique em “ACESSE” e você será direcionado para a página da instituição TimTec. Lá, será necessário fazer cadastro com login e senha para acessar os aprendizados. Continuamos à disposição. Abraços.
Sim