O Cate - Curso DICA I Empreendendo na terceira idade: desafios e possibilidades
14 de março de 2024
A imagem é uma foto. Em uma área externa, há um muro de tijolos, à direita, e uma parede laranja com uma bancada acoplada, à esquerda. O foco da imagem está em um homem negro de terceira idade. Ele veste camisa de manga curta amarela e macacão azul. Está de braços cruzados e sorri, olhando para a câmera.

DICA I Empreendendo na terceira idade: desafios e possibilidades

É viável abrir um negócio na terceira idade? Para quem já passou dos 60 anos essa é uma pergunta bem comum, motivada pela vontade de tirar um sonho do papel ou, frequentemente, pela necessidade de gerar renda 

Aliás, parte dessa população segue responsável pela renda de suas famílias – filhos e netos que dependem de seu sustento econômico. Por isso, o empreendedorismo foi o tema escolhido para esta dica do Portal Cate. Acompanhe e descubra como dar os primeiros passos. 

O empreendedorismo na terceira idade 

O Sebrae divulgou, em 2021, dados sobre a população idosa e o empreendedorismo, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE. Em 2020, o número de empreendedores da terceira idade cresceu e chegou a 1,9 milhão de pessoas no Brasil. 

O crescimento foi interrompido pela pandemia de Covid-19, que gerou um longo período de medidas de distanciamento e parou várias atividades econômicas. Contudo, agora que as restrições sanitárias já se encerraram, é possível retomar os planos e usar experiência e maturidade para dar o pontapé inicial em novas formas de geração de renda. 

Desafios 

Sabemos que o mercado de trabalho pode impor desafios à população de terceira idade, um preconceito que vem da falsa ideia de que pessoas nessa faixa etária não poderiam se adaptar às novidades ou ao ritmo de produtividade. Esse fenômeno é chamado de idadismo, e o Portal Cate já abordou o tema em vídeo – assista clicando aqui 

Para contornar essas dificuldades, o caminho é buscar ajuda e não ter medo de aprender coisas novas! Conciliar a experiência de tantos anos de vida profissional com as novidades do mercado é, na verdade, uma combinação cheia de potencial 

Explore o seu histórico profissional 

Afinal, como fazer da experiência uma ferramenta útil para os negócios? O primeiro passo é entender os seus pontos fortes e fracos, para descobrir onde aplicar as suas habilidades. Nessa tarefa, você pode se orientar por estas perguntas: Em que funções você já trabalhou? Quais habilidades eram exigidas em cada uma delas? Quais dificuldades enfrentou? Onde você se destacou? Use esse conhecimento para reconhecer os pontos em que precisa melhorar e buscar qualificação. 

Experiências em tecnologia, gastronomia, costura, varejo, estética ou artesanato ajudarão você a pensar a qual área se dedicar, e no curso “Como a sua ideia pode virar um negócio” você aprenderá a trabalhar e testar suas ideias. Clique aqui para visitar a página do curso. 

Também é importante avaliar suas soft skills, habilidades socioemocionais como comunicação, liderança e proatividade, importantes no mercado. Para se aprofundar no tema, faça o curso sobre soft skills do Portal Cate (clique aqui). 

Atualização constante 

Novas ferramentas tecnológicas surgem todos os dias e, para acompanhar as mudanças, o caminho é dedicar-se aos estudos. Muitas inovações recentes já são essenciais e ajudam a colocar em prática o planejamento, a divulgação, os pagamentos e a organização de caixa ou estoque de um pequeno negócio. 

Caso tenha pouca familiaridade com os assuntos, a dica é procurar qualificação. O Portal Cate oferece cursos e dicas de tecnologia tanto para iniciantes, como conteúdos de letramento digital, quanto para quem já está em níveis mais avançados, como conteúdos sobre edição de planilhas e programação. Veja algumas opções de qualificação: 

  • Curso “Letramento digital” (clique aqui) 
  • Curso “Microsoft Excel 2010” (clique aqui) 
  • Curso “Edição de imagens” (clique aqui) 
  • Dica “Aprenda como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp do seu negócio!” (clique aqui) 
  • Dica “Como proteger os dados do seu negócio” (clique aqui) 
  • Dica “Glossário de TI: entenda as principais expressões da área” (clique aqui) 
  • Dica “Conheça as principais ferramentas de Inteligência Artificial” (clique aqui) 
[Total: 2    Média: 5/5]

Comentários

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
O programa tem o objetivo de capacitar nano, micro e pequenos empreendedores ...
Topo
0