Os games para celular têm um público fiel de jogadores, que aproveitam a praticidade do dispositivo para se divertir em qualquer lugar: no ônibus, na pausa do trabalho ou no conforto de casa.
Esses jogos fazem parte da categoria mobile, aplicativos feitos especialmente para dispositivos móveis e que hoje representam cerca de metade da renda global do mercado de jogos. Mas afinal, como transformar em dinheiro o talento para desenvolver jogos de celular? Selecionamos algumas ideias que estão em alta no mercado:
Onde disponibilizar seus jogos
Antes de começar a faturar com um jogo, é preciso avaliar em quais plataformas ele será disponibilizado para o acesso do público. Algumas são bastante conhecidas e têm maior concorrência, como a Play Store e a Apple Store, que além disso cobram taxa pela inscrição de aplicativos.
A Amazon AppStore, por sua vez, é uma alternativa gratuita que oferece um processo de configuração simplificado. A Samsung Galaxy Store, voltada para os dispositivos da marca Samsung, e as plataformas Aptoide e SlideME, voltadas para públicos de nicho, são outras alternativas gratuitas.
Ah, também é possível disponibilizar um jogo mobile diretamente em um site próprio, sem intermediários. Essa opção, contudo, traz custos extras com a manutenção e a segurança da hospedagem do site.
Como faturar
A forma mais simples de faturar com um jogo mobile é a partir da venda do jogo em si, ou seja, quando clientes só conseguem instalar o aplicativo depois de pagar um valor fixo. Apesar de mais ágil, esse método dificulta a entrada de novos jogadores, principalmente se o jogo for muito recente.
Por causa disso, algumas empresas desenvolvedoras decidiram apostar em um novo formato, em que o uso do jogo é gratuito e as vendas acontecem dentro do aplicativo. Os serviços in-app, como são chamados em inglês, são oferecidos aos consumidores em forma de funcionalidades dentro do jogo:
- Itens personalizados;
- Novos mapas;
- Personagens exclusivos;
- Níveis adicionais;
- Assinaturas;
- Presentes digitais.
Outro modelo de mercado utilizado é o jogo gratuito com anúncios. Com essa opção, jogadores não pagam para usar o jogo, mas têm de passar por anúncios exibidos, por exemplo, entre uma fase e outra, ou nas páginas de espera do aplicativo.
Conhecimentos de marketing digital e Google Ads são bastante importantes nesse processo! Para conquistar uma base de fãs que torne os anúncios lucrativos, aposte em uma divulgação estratégica e engajada.
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