Os grandes eventos movimentam a economia de São Paulo e aquecem setores importantes da cidade, como alimentação, hospedagem, transporte, produção e infraestrutura. Além de movimentar diretamente esses serviços, os eventos ainda impulsionam ações de marketing e parcerias entre empresas, o que também causa impactos na economia.
Em meio à forte circulação de turistas e habitantes, eventos de grande proporção podem ser um caminho para gerar renda e aumentar as vendas do seu negócio! Vamos entender como? Acompanhe:
Falando em números
São Paulo recebe uma variedade enorme de eventos que inclui shows, festivais de música, desfiles de carnaval, eventos de tecnologia e grandes acontecimentos esportivos, como o Grande Prêmio de São Paulo.
O GP de São Paulo, como é conhecido, é um evento de Fórmula 1 que acontece todo ano na capital e representa bem o impacto econômico na cidade. Em 2023, o GP de São Paulo movimentou cerca de R$ 1,64 bilhão, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Isso sem contar a arrecadação de tributos, que ultrapassou a marca de R$ 246 milhões.
Ao longo dos três dias de corrida, o evento levou 267 mil pessoas ao Autódromo de Interlagos e envolveu quase 17 mil profissionais. Agora, a cidade se prepara para mais uma edição do Grande Prêmio, que está marcada para os dias 1, 2 e 3 de novembro de 2024.
Impactos diretos e indiretos
A intensa movimentação financeira de um grande evento como o GP de São Paulo é causada por impactos diretos e indiretos na economia. Os impactos diretos são aqueles obtidos com a venda e o oferecimento de serviços essenciais para a organização do evento:
- venda de ingressos;
- venda de alimentos e bebidas;
- hospedagem em hotéis e outras acomodações;
- empregos temporários em limpeza, segurança e infraestrutura;
- ações de divulgação e parcerias empresariais.
Contudo, os efeitos na renda da cidade vão muito além. As distribuidoras, por exemplo, passam a ser mais procuradas antes, durante e após a data marcada, pela necessidade de fortalecer o estoque para a alta de vendas. Esse resultado acontece não só pelos produtos vendidos ao longo do evento, mas também por meio de padarias, restaurantes, hotéis e bares que recebem os visitantes em outros momentos.
O pagamento de funcionários temporários também movimenta a economia, uma vez que os profissionais vão utilizar o dinheiro posteriormente para as compras da sua própria casa. Assim, vai se formando um impacto econômico indireto dos eventos na cidade, que precisa sempre de empreendedores e profissionais preparados para suprir a demanda.
Gerando renda em grandes eventos
Como vimos acima, é possível aumentar a renda de um negócio a partir da movimentação que um grande evento proporciona. Um dos serviços mais requisitados é a venda de bebidas para os dias de calor, incluindo água, refrigerante, cervejas e drinks, além de utilidades para o passeio, como as capas de chuva e os guarda-chuvas. Itens personalizados para shows e eventos esportivos também são uma ótima pedida:
- canecas personalizadas;
- camisetas de estampa;
- bonés;
Outro ponto que não pode faltar é procurar os empregos temporários para a organização do evento, como:
- auxiliar de segurança;
- auxiliar de limpeza;
- técnico de som;
- técnico de iluminação;
- produtor;
- agente de marketing.
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- DICA | Quem são as pessoas que fazem um evento? (CLIQUE AQUI)
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