Tem gente que decide começar um pequeno negócio e se dá muito bem. Que tal marmitas por encomenda? Trabalhar com comida é uma boa alternativa para gerar renda.
Quando as oportunidades de trabalho formal ficam difíceis, a melhor saída pode ser a criatividade! Com pouco investimento inicial, um pequeno negócio pode começar em casa e gerar mais renda para a família.
No setor de alimentação, você pode vender marmitas saudáveis, que sejam menos calóricas e de maior valor nutritivo, oferecendo uma alimentação balanceada, com carboidrato complexo (cereais, raízes e tubérculos), que fornece energia para as atividades diárias, proteínas animais e vegetais, e, principalmente, legumes e verduras, para que o prato tenha uma quantidade adequada de vitaminas e minerais. O melhor é usar alimentos in natura (que vieram da natureza e não foram processados, como as plantas). Você também pode preparar marmitas de comida vegetariana. É possível fazer pratos saudáveis apenas com verduras e legumes, já que os vegetarianos não consomem nenhum tipo de carne. Uma dica: os vegetarianos estritos também não consomem laticínios ou ovos na alimentação. Outra ideia é vender marmitas preparadas com produtos orgânicos, que são os alimentos cultivados sem agrotóxicos ou outros produtos químicos. Tudo isso pode ser um diferencial para o seu negócio.
Há maneiras diferentes de começar: vendendo refeições prontas e frescas ou oferecendo pratos congelados, por exemplo. Pense também na opção de fazer entregas em domicílios ou empresas por perto de onde mora.
Faça o curso
Aqui, no portal, você pode fazer o curso “Princípios Básicos da Gastronomia” e aprender quais são os primeiros passos para abrir seu negócio.
O curso explica técnicas e práticas básicas de gastronomia, fala dos cuidados com a higiene para manipular alimentos e dá ideias de como empreender e ganhar dinheiro vendendo marmitas. Você vai aprender também a importância de iniciar um negócio sabendo o que vai preparar, para quem vai vender e como criar um produto que atenda às necessidades dos clientes. Saiba mais no link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gastronomia/principios-basicos-da-gastronomia/
Nichos de mercado que podem ser explorados:
Uma boa ideia é oferecer marmitas para o público que frequenta academias de ginástica. Há cada vez mais gente consumindo no mercado fitness, e você pode pensar em estratégias para vender para esse público específico.
Confira as cinco dicas desse vídeo:
Outra oportunidade é vender marmitas para as pessoas interessadas em alimentação saudável e que não comem carne. Veja seis receitas de comida vegetariana fáceis e gostosas, como lasanha de espinafre, hambúrguer de lentilha ou estrogonofe de abobrinha. São ideias para você se inspirar e preparar marmitas diferenciadas. Disponível em:
https://blog.tudogostoso.com.br/cardapios/marmitas-vegetarianas/.
Para você se inspirar
Conheça a história de uma empresária que viu uma nova oportunidade de negócio na crise de 2016: vender marmitas na rua. Ela começou vendendo acarajés no tabuleiro, conseguiu licenças, e formalizou e ampliou o seu negócio.
Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/6621665/
Gostei demais da dica!
Olá Meire, tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!
Como faz o curso
Olá Jéssica! Para fazer o curso citado, basta clicar em: link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gastronomia/principios-basicos-da-gastronomia/
Abraço
Gostei bastante das dicas. Já fiz o curso aqui Princípios Básicos de Gastronomia e estou me aprofundando nesse ramo!
Grato pelo conhecimento que adquiri!
Olá, José! Muito obrigado pelo seu comentário. Você pode encontrar outros conteúdos como esse em nosso painel de dicas e inspirações: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/dicas-e-inspiracoes/. Abraço!
Graças ao cat hj eu ganho meu sustento vendendo essas marmitas, estou desempregada desde 2019 e faço vários cursos oferecidos pelo cat e só tenho a agradecer a todos os idealizadores e envolvidos. Gratidão me resume .
um abraço Joselita