O Cate - DICA | Os tipos de burger que não podem faltar no cardápio da sua hamburgueria
A imagem é uma foto. Em um salão bem iluminado, uma mulher de cabelos longos está de frente para a câmera com os braços estendidos enquanto segura um prato. No prato há um hambúrguer com pão, salada e queijo.

DICA | Os tipos de burger que não podem faltar no cardápio da sua hamburgueria11 de março de 2025

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2023 pela empresa de consultoria estatística Kantar, mais de 174 mil hambúrgueres são consumidos por semana no Brasil. Além disso, a quantidade de hamburguerias cresceu em média 10,4% ao ano entre 2015 e 2023, apontou outro estudo da empresa de dados Euromonitor.

A grande São Paulo se destaca como a região que mais consome hambúrgueres: são mais de 34 mil unidades por semana em toda a região metropolitana.

Com a alta demanda de clientes e um mercado cada vez mais competitivo, o ramo das hamburguerias desafia empreendedores a se destacarem da concorrência em meio ao grande potencial de faturamento que oferece.

Veja algumas ideias de burger para inovar no cardápio!

O smash burger ganhou destaque no mercado pelo modo de preparo inusitado que garante uma crosta crocante e saborosa ao hambúrguer. Smash, que significa ‘esmagado’ em português, faz referência ao formato achatado que lembra os fast foods tradicionais. Para atingir essa forma, a carne é moldada diretamente na chapa quente, onde é amassada por uma espátula.

Um clássico das hamburguerias! Mais alto e pesado, o burger gourmet traz a suculência e o ponto da carne como suas principais qualidades. Para alcançar o percentual recomendado de gordura do hambúrguer – aproximadamente 20% – e garantir um lanche suculento, o caminho é usar cortes como a costela ou uma peça de acém mais gordurosa, por exemplo.

Se você quer conquistar o público que não consome carne, o primeiro passo é escolher um vegetal que sirva de base para o seu hambúrguer. Pode ser feijão preto, lentilha, grão de bico, cogumelo ou quinoa. Depois de cozido, é hora de processá-lo com temperos e alguma massa que dê liga, como a farinha de rosca ou a farinha de arroz. Agora, faça os moldes e é só levar para a grelha!

Sabia que dá para usar peixes como robalo, tilápia, saint peter, merluza e salmão para fazer lanches deliciosos? Eles podem ser filetados ou moídos com outros ingredientes antes de serem empanados na farinha de pão e, por fim, fritos no óleo. Ah, e os peixes brancos combinam super bem com molho tártaro e uma salada refrescante!

Até algum tempo atrás não era tão comum vê-los no Brasil, mas o burger de frango ao estilo americano chegou para ficar. Nele, um filé de peito ou de sobrecoxa é empanado e frito antes de ir ao pão. Já na versão alternativa, os cortes do frango são processados com temperos e farinha de rosca para então serem moldados em hambúrgueres e grelhados.

Buscando mais qualificação em gastronomia? Acesse:

[Total: 0    Média: 0/5]

Comentários

Mais visto

Mídias Sociais, Redes Sociais, Planejamento Confira quais são os cursos, dicas e a ...

Conteúdos Relacionados

Como precificar produtos gastronômicos com eficiência, para garantir equilíbrio ...
Topo
0