O Cate - Inspiração DICA | Cinco ideias de negócios com baixo investimento inicial
23 de setembro de 2022
A imagem é uma foto. Em uma loja com ambiente bem iluminado e paredes brancas, uma mulher olha para a câmera sorrindo e com os braços cruzados. Ela está usando uma blusa amarela e um jaleco marrom-claro. Ao fundo da imagem, desfocados, há uma mesa de madeira com uma caixa registradora e uma bolsa, além de itens coloridos pendurados na parede.

DICA | Cinco ideias de negócios com baixo investimento inicial

Quem sonha em empreender sabe que é necessário investimento para qualquer negócio começar a funcionar. No entanto, existem setores em que isso é possível sem gastar tanto dinheiro logo de cara. Certas áreas de alimentação, vestuário e artesanato, por exemplo, exigem poucos gastos iniciais e são uma ótima opção para quem deseja se tornar um empreendedor.

Confira ideias que vão inspirar o pontapé inicial do seu negócio!

Marmitas

Marmitas comuns, fitness e vegetarianas são algumas das opções do ramo da alimentação que exigem menos investimento. Diferente do que acontece em um restaurante, a venda de marmitas não precisa de um salão onde atender o consumidor durante sua refeição. Como o consumo é feito na casa ou no trabalho do cliente, a única estrutura necessária para o empreendimento funcionar é a cozinha.

A produção de marmitas frescas começa com três elementos: equipamentos, embalagens térmicas e alimentos. Os equipamentos de cozinha costumam estar presentes em casa: gás de cozinha, fogão, geladeira, panelas e talheres em geral. Os alimentos podem variar de acordo com o cardápio a ser oferecido. Mas, quando falamos em baixo investimento, vale mais a pena a comida caseira, aquela do dia a dia.

E é muito importante que o negócio de marmitas siga as normas de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, aprendizado que o Portal Cate oferece e pode ser acessado clicando aqui.

Doces de pote

Um negócio de doces precisa de uma estrutura parecida com a do negócio de marmitas, para preparar e armazenar alimentos. Os produtos incluem brigadeiros, bolos, pavês e mousses vendidos em pote. Eles são fáceis de transportar e de armazenar e estão super em alta!

Para profissionalizar a preparação dos doces, aprenda a fazer as massas, os recheios e as coberturas das melhores sobremesas no curso de Confeitaria Básica, disponível do Portal Cate. Clique aqui.

Artesanato

Se você quer desenvolver ou já possui a habilidade de fazer itens de decoração, bijuterias e outros acessórios, o mercado de artesanato é uma ótima escolha para investir seu talento. O trabalho pode ser feito em casa e vai exigir ferramentas como alicate, cola, estilete, pedrarias, agulha de crochê e materiais mais específicos que dependem do tipo de produto a ser vendido.

Um dos primeiros passos para começar na área é planejar e montar uma coleção, processos em que você pode se aprofundar fazendo o curso Artesanato & Costura: Esse é meu Negócio!, disponibilizado pelo Portal Cate em parceria com a Aliança Empreendedora. Clique aqui e acesse.

Os artesãos podem criar utensílios em crochê, como bolsas e tapetes, e inovar na produção de velas, luminárias e vasos decorados. Também é possível trabalhar com lembrancinhas para datas comemorativas, como aniversários, casamentos, chás de bebê e muito mais! Incrível, não é?

Revenda de roupas e acessórios

A revenda de produtos pode ter muitas vantagens. A primeira delas é que o produto chega pronto e não precisa passar pela etapa de produção. O revendedor é responsável por armazenar, divulgar e vender. Portanto, é muito importante que ele crie uma rede de contatos e faça um bom marketing usando redes sociais, cartões e boca a boca.

Encontrar um bom fornecedor é a chave de tudo! É preciso pensar na qualidade do produto e em preços apropriados para o investimento disponível. Pela internet, é possível encontrar muitos fornecedores com bons preços, mas nem sempre a qualidade é garantida. Por isso, fique atento às avaliações e recomendações de cada lugar.

Acesse o curso Mídias Sociais: Introdução à Publicação e Métricas para ficar por dentro de como gerir suas redes sociais e impulsionar a divulgação do seu trabalho. Inscreva-se clicando aqui.

Pet sitting

A profissão de pet sitter consiste em cuidar dos animais domésticos quando seus donos estão viajando ou fora de casa por longos períodos. O profissional da área atende em domicílio, visitando a moradia do pet para limpar a caixa de areia, dar comida, trocar a água e brincar com os bichinhos.

Além disso, um pet sitter precisa estar atento a qualquer mudança emocional ou física do animal, atualizando os donos sempre que possível sobre o estado de saúde dele. Os investimentos para começar na área são: uniforme, brinquedos, cortador de unha e, se possível, uma especialização em primeiros socorros.

Você pode encontrar essas e outras informações relevantes na última entrevista do Portal Cate sobre a área de pet sitter. Clique aqui para acessar.

[Total: 4    Média: 5/5]

2
Comentários

2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Natalia Bezerra de Souzasuzana ferreira lima Recent comment authors
newest oldest
suzana ferreira lima
Membro
suzana ferreira lima

adorei as dicas

Natalia Bezerra de Souza
Membro
Natalia Bezerra de Souza

São dicas ótimas

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Saiba como planejar e organizar seu conteúdo de mídias sociais. ...
Topo
0