As festas de fim de ano estão chegando e, com elas, as ceias! Porém, com a alta demanda de alguns ingredientes típicos dessa época, os preços encarecem e o preparo pode se tornar inacessível para a maioria da população.
Se você é um profissional da gastronomia e trabalha com a venda de ceias por encomenda – ou vai preparar a sua própria – saiba que é possível encontrar alternativas mais acessíveis financeiramente e tão gostosas quanto!
Confira algumas dicas que vão ajudá-lo a preparar uma ceia mais econômica:
Planejamento
A preparação da ceia começa no planejamento. O primeiro passo é saber quanto de dinheiro você tem para gastar e criar o cardápio a partir disso. Depois, faça uma lista de todos os ingredientes que serão utilizados e a leve ao mercado, assim você evita gastos impulsivos ou desnecessários.
Aproveitamento integral dos alimentos
O aproveitamento integral dos alimentos é um hábito nutritivo, sustentável e econômico! A banana da terra, por exemplo, pode ser o ingrediente principal de uma moqueca vegetariana. A receita é a mesma da moqueca tradicional, só que o peixe dá lugar à banana. Para a sobremesa, é possível utilizar a casca no preparo de uma torta, um bolo ou um doce cremoso.
Para ver mais dicas de aproveitamento integral dos alimentos, assista ao vídeo.
Substituições
As carnes e peixes costumam ser os protagonistas da ceia. No entanto, não é preciso gastar mais do que pode para isso. Quem pretende economizar, pode fazer substituições sem perder nada de sabor. O chester e o peru podem ser substituídos pelo frango assado. O pernil pela costelinha suína ao forno com barbecue. Ao invés da posta, sirva bolinhos ou uma salada de bacalhau em lascas.
Sazonalidade
As frutas, verduras e legumes da época oferecem melhor sabor e melhor preço, pois estão em abundância. Fazer receitas tendo esses alimentos como base também é uma maneira de economizar na ceia. No mês de dezembro, são sazonais frutas como abacaxi, ameixa, graviola, nectarina e uva. Legumes como abobrinha, beterraba, cenoura, pimentão, tomate e vagem. Por fim, verduras como almeirão, endívia, hortelã e salsão.
Para ver mais dicas sobre sazonalidade dos alimentos, assista ao vídeo.
Pratos do dia a dia incrementados
Alguns pratos e ingredientes do dia a dia podem ganhar uma nova roupagem e virar atração na ceia. O arroz, por exemplo, pode ser um arroz cremoso com legumes, requeijão e queijo parmesão. O estrogonofe pode ser feito com palmito e cogumelos variados. A maionese de batata pode dar lugar ao salpicão de frango. É só usar a criatividade e boa ceia!
Obrigado pela dica
Olá, Dilma! Agradecemos muito o seu comentário, estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Para ver outros aprendizados na área gastronomia, acesse o link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gastronomia/. Abraços!
Muito importante aproveitar bem os alimentos. Grata.
Olá, Vera. Agradecemos muito o comentário, o seu feedback é importantíssimo para nós. Você pode encontrar outros cursos na área de gastronomia clicando em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gastronomia/. Seguimos à disposição. Abraços!
[…] o Portal Cate disponibiliza dicas com alternativas inteligentes para a preparação de uma ceia deliciosa sem comprometer o orçamento, além de maneiras estratégicas para os empreendedores interessados […]