O novo coronavírus está afetando a vida de todos, mas os pequenos empreendedores estão ainda mais vulneráveis e precisam de soluções para conseguir driblar a crise e tocar os negócios. Como fica o planejamento financeiro com uma queda inesperada no faturamento?
Confira as estratégias apontadas por especialistas:
Planejamento financeiro
Quanto mais cedo agir, mais rápida será a recuperação. É necessário fazer um planejamento financeiro, porque imprevistos acontecem e não apenas em tempo de crise. O pequeno empreendedor precisa se organizar diariamente para reservar dinheiro para emergências. E sempre separar o dinheiro da casa do dinheiro do negócio.
Se você não se planejou e não tem recursos extras, vai precisar de algum crédito. Não saia pedindo dinheiro emprestado para o vizinho. No momento, as organizações de crédito (ou microcrédito) do mercado estão oferecendo dinheiro com taxas mais baixas.
Quer um exemplo? O governo de São Paulo, por meio da agência Desenvolve SP, anunciou recentemente a liberação de linhas de crédito para as micro, pequenas e médias empresas, especialmente para os setores de cultura, economia criativa, turismo e comércio. Para saber mais acesse o site: https://www.desenvolvesp.com.br/
Adaptar o negócio para o digital
Se você ainda não vende pela internet chegou a hora de pensar nessa estratégia. Veja se o que você faz pode ser adaptado para o on-line. Se não, adote outras maneiras de se aproximar do cliente. Faça atendimento remoto como vendas por telefone, entregas em domicílio, mande mensagem pelo WhatsApp ou use o e-mail marketing (campanha digital para oferecer seus produtos e serviços aos clientes) como ferramenta de vendas.
Outra alternativa é usar as redes sociais (Facebook e Instagram) para se comunicar com os clientes. Se você ainda não tem um perfil profissional nas mídias sociais, não perca tempo e faça a página da sua empresa. Essa solução é simples e de baixo custo.
O que tem no estoque?
Os especialistas recomendam que você olhe para o estoque de maneira inteligente. É possível vender alguma coisa do seu estoque pela internet? Se a resposta for sim, não é hora de deixar esse dinheiro parado. Faça uma campanha promocional focada no perfil de consumo dos seus clientes, tire os produtos da prateleira e melhore a saúde financeira do seu empreendimento.
Avalie seus custos e negocie com fornecedores
Mais do que nunca é preciso avaliar a planilha de custos de seu empreendimento e saber quais são as despesas imprescindíveis para tocar os negócios. Quando cai o faturamento, é necessário equilibrar o caixa, reforçando as receitas e dando prioridade aos custos que são realmente fundamentais. Corte ou elimine os itens que não agregam valor real ao cliente neste momento.
Outra dica: negociar mais prazo com os fornecedores. Se não está fácil cumprir os compromissos, a negociação pode dar o fôlego que você precisa para manter em dia os gastos que não podem ser prorrogados.
Enxergue as oportunidades
Na opinião do gerente de Relacionamento com o Cliente, Enio Pinto, do Sebrae, quando tudo voltar ao normal, o pequeno empreendedor pode sair mais fortalecido e mais profissionalizado: “No passado, as grandes empresas engoliam as pequenas. Hoje, vemos que são as empresas mais ágeis que superam as mais lentas. Nesse sentido, o pequeno negócio tem mais agilidade e pode se adequar mais rapidamente no contexto de crise”.
Quer saber mais? Veja as dicas completas nos links abaixo.
E você pode conferir também essa dica do portal: Empreendedores individuais estão vendendo pela internet
Um curso muito bom dicas de como se organizar, planejar ate como ter credito gostei
A linha de credito e muito bom mas a maioria nem sabe como fazer
Olá Rosangela, tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!