O Cate - DICA | Funil de vendas: estratégia de marketing para aumentar a renda do seu negócio
16 de setembro de 2024
A imagem é uma ilustração. O fundo é azul-claro. No centro da imagem, está posicionado um funil composto por faixas horizontais em diferentes cores: vermelho, amarelo, verde e azul. Na parte de cima, mais larga, é possível ver alguns ícones de perfil caindo na boca do funil. Na parte mais estreita, vemos moedas caindo.

DICA | Funil de vendas: estratégia de marketing para aumentar a renda do seu negócio

Entre exibir o seu produto e por fim concretizar uma venda existem várias etapas que vão influenciar na decisão final do consumidor. O caminho que levará as pessoas a comprarem ou não é conhecido no mundo do marketing como jornada do cliente, processo em que as empresas buscam impactar usando a estratégia do funil de vendas.

Para que você possa melhorar a renda do seu negócio, decidimos explicar o que é esse conceito. Vamos lá?!

O funil 

Como dissemos, a venda é um processo complexo, no qual o funil é usado para mostrar visualmente as etapas que levam ao objetivo final, começando por conhecer a marca e indo até o feedback positivo ou negativo que o consumidor vai dar para os seus conhecidos, caso ele finalize a compra.

De maneira geral, o funil de vendas é dividido em três partes: o topo, o meio e o fundo. O topo é a fase de conscientização, em que você leva ao público um problema ou uma necessidade que o seu negócio se propõe a resolver.

No meio e no fundo, o caminho vai se afunilando e vão restando apenas aquelas pessoas que já estão interessadas em conhecer mais. Todas as três partes são muito importantes para quem quer obter renda por meio de vendas e marketing!

Topo do funil – Conscientização 

No topo do funil ocorre a fase de conscientização, ou seja, é a etapa em que uma empresa apresenta ao público um tema que pode ser importante naquele momento. Aqui, o caminho é usar um post de blog, post de redes sociais ou até um panfleto.

Como exemplo, vamos supor que o Natal está se aproximando e uma loja de roupas quer elaborar uma estratégia para a época de altas na venda. Nessa fase, o primeiro passo é refletir sobre quais dúvidas são relevantes para os consumidores e construir conteúdos informativos que os ajude a resolvê-las.

Assim, que tal selecionar ideias criativas de presente para o Natal? Ou então explicar quais são os melhores tecidos para usar no verão? E falar das tendências do ano seguinte, é possível? Conteúdos desse tipo vão engajar o leitor no assunto e lembrar da importância de um presente para a época.

Meio do funil – Consideração

No meio do funil, parte dos visitantes da sua página não vai se sentir afetada pelo assunto e decidirá seguir em frente sem tomar nenhuma atitude. Em compensação, outra parte pode ter reconhecido naquele conteúdo uma necessidade, procurando conhecer mais.

Agora é a hora de oferecer ao visitante do seu site uma forma de contato com a loja, afinal, você oferece alternativas para resolver a situação da pessoa interessada. Uma boa estratégia é oferecer um e-book, vídeo informativo ou outro conteúdo mais aprofundado a ser enviado por mensagem e e-mail para o cliente. Dessa forma, cria-se um meio de contato direto com a pessoa.

Nós usamos mais acima o exemplo da loja de roupas, mas é bom lembrar que essas técnicas valem para qualquer serviço, seja de varejo, seja por demanda. Mas a depender do serviço prestado, a jornada do cliente pode ser mais ou menos longa.

Fundo do funil – Fase de compra

A hora decisiva de uma venda! Aqui, o cliente já está convencido de que precisa resolver sua necessidade por meio de uma compra, mas é bem provável que esteja avaliando diferentes orçamentos antes de tomar a decisão.

Por essa razão, o fundo do funil exige que a sua empresa demonstre autoridade no assunto. Mostrar os casos de sucesso, enviar um portfólio sólido de serviços e ter um catálogo atraente de produtos são as melhores opções para transmitir confiança na marca.

Uma coisa é certa: o consumidor vai escolher a loja que tenha passado mais segurança e qualidade, então não deixe de valorizar o seu serviço com boas fotos, vídeos e avaliações de outros clientes. E o pós-venda também é muito importante! Depois de comprar, pode ter certeza de que o cliente vai passar para frente as impressões que ele teve com o seu trabalho!

Pensando em auxiliar na construção do seu funil de vendas, selecionamos uma lista de cursos e artigos úteis para a produção de conteúdo em marketing:

  • Curso | Mídias sociais: introdução à publicação de conteúdo e métricas (CLIQUE AQUI)
  • Curso | Como se tornar um empreendedor influente utilizando o marketing digital (CLIQUE AQUI)
  • Curso | Fotografia com celular: técnicas para fotografar produtos (CLIQUE AQUI)
  • DICA | Como fazer um calendário de postagem nas redes sociais (CLIQUE AQUI)
  • DICA | Como fazer um bom post para as redes sociais (CLIQUE AQUI)
  • DICA | Entenda o que é persona e público-alvo de uma marca (CLIQUE AQUI)
  • DICA | Entenda o que é identidade visual e como aplicá-la nas redes sociais (CLIQUE AQUI)
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