Como começar a empreender mesmo tendo pouca experiência profissional? Essa talvez seja a pergunta mais comum entre os jovens que pensam em abrir o próprio negócio! Para lidar com concorrentes de maior bagagem profissional, é preciso se adaptar e aprender, desde cedo, a usar a criatividade e se planejar da forma certa. Acompanhe as dicas que selecionamos para você que quer se tornar um jovem empreendedor:
Estude o público que você deseja atingir
Sabemos que não existe negócio sem uma rede de clientes. São eles que fazem o dinheiro do caixa se movimentar para que a empresa possa gerar renda. Portanto, sugerimos que estude o seu público-alvo e procure possibilidades. Comece com algumas perguntas básicas: entre o público da sua região, há alguma necessidade que não vem sendo atendida? Como você pode trabalhar para resolver essa falta de oferta?
Como nem sempre vai haver condições de fazer essa pesquisa no boca a boca, as redes sociais e plataformas digitais devem ajudar! Busque comentários e avaliações de clientes na internet para mapear os interesses do pessoal e, quem sabe, até sair com uma ideia bem criativa para o seu negócio!
Trabalhe o autoconhecimento
Refletir sobre interesses, potencialidades e limites é muito importante no mercado e permite que você encontre os caminhos que fazem mais sentido naquele momento. Dessa forma, mesmo não tendo uma experiência profissional comprovada, vale a pena pensar nas suas habilidades e objetivos pessoais. O que motiva você a empreender? Quais objetivos pretende alcançar com o negócio?
Outro ponto que merece atenção é saber se você tem familiaridade com temas como cozinha, costura, jardinagem, maquiagem, artesanato ou comunicação, que são habilidades muito úteis e vão lhe ajudar a pensar em ideias para a sua empresa. Mas lembre-se: ter um hobby em uma área é bem diferente de exercer aquela função profissionalmente. Assim, precisamos partir para a próxima dica, a pesquisa de mercado!
Pesquise o mercado
Como você ainda não tem experiência profissional, o caminho é recorrer a cursos livres e conteúdos didáticos para ter um entendimento geral de como o setor escolhido funciona. Também é muito válido buscar o contato de pessoas que já trabalham na área e possam compartilhar experiências com quem está começando!
Agora, é hora de fazer as suas anotações e identificar os pontos fortes e fracos do produto/serviço que você está pensando em oferecer. Alguns dos fatores que devem ser avaliados aqui são:
- Preço e disponibilidade das matérias-primas.
- Ferramentas indispensáveis para produzir/oferecer o serviço.
- Preço final do produto.
- Como deve ser feita a entrega para o cliente.
- Formalização da empresa.
Procure educação empreendedora
Independentemente da área que se escolha empreender, todo pequeno negócio precisa de alguns conhecimentos gerais que envolvem organização das finanças, planejamento de metas, comunicação com clientes e outras ferramentas que são a base para o serviço funcionar!
Esses estudos na área do empreendedorismo ampliam os horizontes e abrem novas possibilidades: e quanto antes o empreendedor se aprofundar nos aprendizados, melhor! Se você não sabe nem por onde começar, que tal dar o pontapé inicial através das dicas aqui do portal Cate?!
- DICA | Quanto devo cobrar pelo meu produto? (CLIQUE AQUI)
- DICA | Como responder os seus clientes nas redes sociais (CLIQUE AQUI)
- DICA | Entenda o que é persona e público-alvo de uma marca (CLIQUE AQUI)
- DICA | Como traçar metas adequadas para o meu negócio? (CLIQUE AQUI)
- DICA | Como fazer um planejamento anual de gastos para o seu negócio (CLIQUE AQUI)
- DICA | PodCate: Como prospectar novos clientes (CLIQUE AQUI)
- DICA | Entenda o que é identidade visual e como aplicá-la nas redes sociais (CLIQUE AQUI)
Comentários